20 de agosto de 2016

Beijupirá é parada obrigatória em Porto de Galinhas

Toda vez que alguém quiser saber onde comer em Porto de Galinhas, provavelmente a primeira resposta será o Beijupirá. Um dos mais tradicionais restaurantes do vilarejo abriu suas portas por lá em 1991 e é reconhecido como o melhor da cidade. Sua decoração, seus pratos e bebidas valorizam a cultura local e ganham enorme destaque entre os turistas que visitam o lugar. Fui conhecer o restaurante e conto um pouco sobre o que achei.

A decoração usa elementos rústicos e de artesanato da região, criando um clima íntimo e pé na areia, sem perder a sofisticação. A poucos metros da praia o restaurante consegue manter esse clima característico do Nordeste, porém apresentado de uma forma elegante e sofisticada, transformando o Beijupirá em uma ótima opção para quem busca, por exemplo, um jantar especial em sua estadia em Porto de Galinhas.


No cardápio se destacam os pescados que são normalmente servidos com alguma fruta tropical. Essa mistura garante uma explosão de sabores única e característica do Beijupirá. Tudo com uma influência grande da culinária nordestina, mas novamente apresentado de uma maneira especial e sofisticada. Um exemplo é o queijo coalho, tão tradicional em restaurantes da região, que é apresentando flambado em uma espécie de fondue a mesa. Uma maneira de transformar uma entrada simples em algo especial. O pastel, tão simples e tipicamente brasileiro, também ganha uma versão estilizada em formas de trouxinhas, em diversos sabores: charque, camarão ou frango com mistura com molho de caju a parte.

Como comentei anteriormente, os pratos principais de destaque são os pescados e frutos do mar que costumam ser feitos com alguma fruta tropical. Mas há também opções de carnes. Minha escolha foi o Camaranga – camarões flambados puxados na manteiga com fatias de manga grelhada com especiarias, acompanhado de arroz de aipo. O sabor do camarão junto ao doce da manga flambada torna o prato simplesmente incrível. Uma opção leve e saborosa para um jantar depois de um dia inteiro de praia.

Para finalizar recomendo o Beijubocado, delicioso bombicado de milho e coco com sorvete de café e calda de chocolate. Uma sobremesa com gostinho de casa da vovó que faz o jantar acabar de forma deliciosa. Há também opções clássicas como o cartola ou refrescantes como sorvete. São tantas opções boas no cardápio que reservar mais de uma refeição para o Beijupirá não será exagero. Apesar de também abrir para o almoço, recomendo escolher o jantar já que o clima de luz baixa e velas deixa tudo ainda mais especial.

POR  em – http://www.maiorviagem.net